Praticar equitação pode ajudar a diminuir o stress dos adolescentes, é o que concluiu uma nova pesquisa. O estudo inglês mostrou, segundo o “The Telegraph”, que os adolescentes que passaram algum tempo com cavalos, para cavalgar, tinham menores níveis de stress.
Os pesquisadores testaram a saliva de 130 jovens que estavam participando de um curso de equitação, que durou 12 semanas. Eles passaram 90 minutos por semana aprendendo sobre higiene e equitação. Cada adolescente deu seis amostras de saliva ao longo de um período de dois dias, antes e depois do programa.
Os pesquisadores analisaram os níveis da hormona do stress cortisol nas amostras. Os resultados, publicados em "Human-Animal Interaction Bulletin”, da Associação Psicológica Americana, revelou que os adolescentes que brincavam com cavalos tinham "significativamente" os níveis de stress mais baixos que os demais.
Os pesquisadores esperam que o estudo possa ser um primeiro passo para encontrar maneiras de impedir que os adolescentes desenvolvam problemas de saúde mental.
Estudos anteriores já descobriram que interagir com cães, cavalos e gatos pode ser bom para as crianças, uma vez que melhora a sua autoestima.